Indústria 4.0 – Por onde começar?

Indústria 4.0 – Por onde começar?

Já falamos sobre o conceito da Indústria 4.0 e que ele promete mudar nos próximos anos. Se você ainda não sabe o que é ou gostaria de saber mais sobre o assunto, veja: Indústria 4.0 – A era das fábricas inteligentes.

O ideal

O ideal da Indústria 4.0, onde tudo funciona de forma integrada e autônoma ainda está um pouco longe da realidade das pequenas e médias empresas. O custo de implantação e o retorno a longo prazo dificulta a adoção de algumas dessas tecnologias. A automação da coleta de dados através da instalação de sensores, módulos e terminais é um exemplo. O investimento é alto e se a manufatura não for executada de forma adequada ou não tiver um padrão bem definido, a automação pode não trazer o benefício esperado.

Coleta manual

01

Diante disso, a maioria das indústrias que controlam sua produção, seja através de um sistema específico ou planilhas, ainda se vê obrigada a coletar os dados de forma manual. Ou seja, o sistema é alimentado por pessoas que precisam monitorar e registrar o que acontece na fábrica. Porém, esse método tem algumas desvantagens:

  • Memória – O registro, normalmente, é feito ao final de uma operação ou turno, o que requer que o operador memorize algumas informações para depois registrá-las.
  • Falta de equipamentos – Sem contadores ou cronômetros a precisão dos dados fica comprometida.
  • Encobrimento de problemas – Informações podem ser alteradas ou ocultadas pelo operador para manter sua reputação.

 

Se a automação é cara e a coleta manual é imprecisa, o que fazer?

02

Com a expansão da Internet, está cada vez mais fácil manter informações online. Já existem aplicativos para fazer o apontamento da produção através de tablets e smartphones. Esses dispositivos dispõe de uma série de ferramentas que podem ajudar o operador: contadores, cronômetros, câmeras, visualizador de imagens, arquivos, entre outras. Dessa forma, as principais desvantagens do sistema de apontamento manual são eliminadas. Tudo que acontece na produção é informado ao sistema em tempo real. 

Vantagens do uso de smartphones ou tablets na gestão do chão de fábrica

  • Comunicação Além de um sistema de chat, a câmera do smartphone pode ser muito útil para registrar e comunicar defeitos em peças ou máquinas.
  • Instruções – Acesso rápido a vídeos, fotos, arquivos e outras informações sobre o produto a ser fabricado.
  • Mobilidade Ter que ficar indo e voltando de um terminal ou computador para apontar a produção pode ser um grande desperdício de tempo. A mobilidade de um tablet ou smartphone possibilita levá-lo para quase qualquer lugar da indústria.
  • Fila de trabalho Cada máquina ou operador tem sua prioridade de trabalhos e podem visualizar a fila a qualquer momento.

 

Em qualquer lugar

03

Como todos os dados coletados pelo dispositivo móvel são transmitidos diretamente para a nuvem, líderes e gerentes de produção conseguem ver, de qualquer lugar e em tempo real, tudo o que está acontecendo na fábrica. Além disso, a inteligência integrada a esses sistemas permite que cada um veja o que é mais importante para ele naquele momento.

  • Operador – Qual o próximo trabalho? Como deve ser realizado? Em quanto tempo devo realizar?
  • Gerente – Quem está trabalhando em cada máquina? Qual máquina pode ser desligada para manutenção sem afetar os prazos de produção?
  • CEO – Quais máquinas ou operadores estão sendo mais eficientes? Há muito desperdício de material? Atrasos? Ociosidade?

 

Além disso, essas informações podem ser utilizadas para obter uma série de análises estratégicas, como o desempenho de uma máquina ou operador, de um setor e até mesmo da fábrica como um todo.

Gustavo Henrique Kich.

banner_carga_blog_01

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *