Gestão do chão de fábrica: Planilhas e Sistemas

Gestão do chão de fábrica: Planilhas e Sistemas

Gosto de planilhas. Elas são extremamente úteis tanto em processos organizacionais quanto gerenciais. Então, o uso de planilhas é sempre bem vindo? Na maioria dos casos, sim!

Uma planilha, da mesma forma que um papel, aceita tudo! E isso pode ser fonte de problemas.

Como assim?

Ao modificar uma planilha, qualquer um está sujeito a cometer erros. Basta alterar uma fórmula, uma referência ou digitar valores incorretos. Em planilhas também é possível manipular informações e resultados. Sendo assim, nunca poderemos dizer que uma planilha e seus resultados são uma fonte de dados 100% confiável, não é mesmo?

01

Algumas grandes indústrias utilizam planilhas apenas para criar formulários de preenchimento. Ouve-se dizer que o operador preenche uma “planilha”. Na verdade estão chamando a escrita em formulário em papel de preenchimento de planilha. É depreciativo dizer que o controle é feito em papel pois isso revela o uso de um modelo ultrapassado.

Onde existe maior controle, o papel preenchido retorna para o escritório onde são alimentados os sistemas de gestão.

Nas indústrias que fazem uso contínuo de planilhas para gestão do chão de fábrica há necessidade, oportunidade e espaço para melhora dos módulos de controle de produção nos sistemas de gestão.

As funcionalidades dos sistemas para as áreas administrativas já estão maduros e bem resolvidos. A partir de agora, o diferencial de competitividade será voltado para busca da melhoria dos processos de gestão do chão-de-fábrica. E nesta área, o mercado de tecnologia vem apresentando soluções bastante interessantes.

02

A partir deste cenário, as indústrias modernas passam a buscar: mais agilidade, monitoramento, melhoria na produtividade, identificação de gargalos precisão de prazos e tudo isso traz consigo o benefício mais importante de tudo que é o aumento da eficiência e consequente redução de custos.

Por mais que o uso de planilhas possa parecer o suficiente para organizar sua empresa saiba que você está abrindo mão de muitas vantagens que apenas um sistema proporciona.

Direta ou indiretamente a tecnologia está presente em nosso cotidiano, por que deveria ser diferente dentro da empresa?

Usar planilhas pode parecer mais simples e menos oneroso, mas a escolha de um sistema adequado vai garantir uma melhor capacidade de gestão que refletirá no controle, monitoramento e agilidade dos processos internos.

03

Vantagens em informatizar:

  • Maior integração entre as áreas da empresa
  • Gráficos e Relatórios que ajudam a tomada de decisões
  • Controle atualizado em tempo real

No cenário econômico atual onde cada investimento precisa ser bem estudado, a empresa que entender os benefícios que a informatização pode trazer, conseguirá controlar seu recursos com maior precisão e estará a frente das outras.

Diego Silva de Oliveira Tomaz

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *